Dia 24

Actos dos Apóstolos 5,17-33 


O chefe dos sacerdotes e os seus companheiros, que eram do partido dos saduceus, num gesto de fanatismo, apanharam os apóstolos e mandaram metê-los na cadeia. Mas de noite, um anjo do Senhor abriu as portas da prisão, levou os apóstolos para fora e disse: «Vão ao templo e transmitam ao povo a palavra da vida.» Os apóstolos obedeceram, foram de manhãzinha ao templo e puseram-se a ensinar.

Entretanto, o sumo sacerdote e os companheiros convocaram os membros do tribunal judaico e todos os anciãos representantes do povo para uma reunião, e mandaram buscar os apóstolos à cadeia. Mas quando os soldados lá chegaram não os encontraram. Foram então dizer aos do tribunal: «Encontrámos as portas da cadeia fechadas com toda a segurança e os guardas a tomar conta, mas quando as abrimos não estava ninguém lá dentro.»

Quando o oficial da guarda do templo e os chefes dos sacerdotes ouviram aquilo, ficaram sem saber o que teria acontecido aos apóstolos e o que seria tudo aquilo. Nisto, chegou alguém que disse: «Olhem que os homens que meteram na cadeia estão no templo a ensinar o povo!» Então o oficial da guarda foi com os seus soldados buscar os apóstolos. Mas levaram-nos com todos os cuidados, porque tinham medo de ser apedrejados pelo povo. Apresentaram-nos ao tribunal e o sumo sacerdote perguntou-lhes: «Então nós não vos tínhamos proibido de falarem no nome desse homem? Afinal têm enchido Jerusalém dessa doutrina e ainda por cima querem fazer recair sobre nós a culpa da sua morte!» Então Pedro e os outros apóstolos responderam: «É mais importante obedecer a Deus do que aos homens. O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, que vocês mataram pregando-o num madeiro. Mas Deus deu-lhe o lugar de honra como Chefe e Salvador, para dar ao povo de Israel a oportunidade de se arrepender dos seus pecados e de ser perdoado. Nós somos testemunhas de tudo isso — nós e o Espírito Santo, que Deus dá aos que lhe obedecem.»

Quando os membros do tribunal ouviram isto, ficaram tão furiosos que resolveram mandá-los matar.

5 comentários:

  1. Os apóstolos obedeceram, e sabiam ao que andavam.
    A Páscoa de Jesus já tinha acontecido e eles estavam inflamados do poder do Espírito Santo.
    Nada os demovia. Interrogados no Sinédrio afirmaram convictamente ser mais importante obedecer a Deus do que aos homens. Gente de fibra. E Tudo isto chegou até nós. Os continuadores.
    O poder judaico ficou tão furioso que resolveu mandá-los matar.

    ResponderEliminar
  2. Aqui oiço o refrão de vozes (que alguém muito especial me ensinou) faça-se, seremos obedientes, faremos tudo o que o senhor nos ordenar, seremos obedientes... escutai-O, seremos obedientes... É o Meu Filho muito amado, escutai-O seremos obedientes... faça-se e assim foi feito... ESCUTAI-O... nós somos testemunhas disso ESCUTAI-O...
    Mataram-nO e mataram-nos e continuam a matar... porque será tão difícil ESCUTÁ-LO? porque não somos obedientes e mudamos o mundo? Perdão...

    ResponderEliminar
  3. Obediência
    Pensar numa obediência por Amor ou numa obediência por receio (medo). Que diferença tão grande.

    Culpa
    Ha um tempo para cá que sempre que ouço ou digo esta palavra recuo e penso noutra.
    Em vez de pensarmos na culpa, tentemos antes nos responsabilizar por forma a evitar o erro.

    Jesus e Nosso Pai não querem culpados. Eles querem e obediência por Amor. Um Amor carregadinho do Nosso Amigo Espírito Santo.

    Obrigada por este cantinho carregadinho de SHALOM

    ResponderEliminar
  4. "... num gesto de fanatismo apanharam os apóstolos e mandaram metê-los na cadeia."

    Basta ligar a televisão, basta consultar as redes sociais ou os sites de informação, e as consequências do fanatismo enchem os nossos olhos e partem o coração, pelo menos o MEU 💔.

    Como é possível?
    Que deus seria capaz de querer que, em seu nome, irmãos atentassem contra a vida de outros irmãos?

    Não creio num deus assim!

    Perante tanta maldade, há gente que mantém a Esperança, a vontade de viver e tem a capacidade de perdoar e até servir quem lhes faz mal.
    O segredo? Uma íntima união com Deus, Aquele que é Amor e não sabe fazer outra coisa senão Amar.
    Este é o Deus de Jesus, o Papá que o ensinou a caminhar no Amor, sem se desviar, ainda que para isso Ele tenha que ter passado pelo flagelo da morte para depois Viver e dar Vida.
    Este é o Deus em que acredito!

    É a este Deus, aquele de quem Jesus deu testemunho, que os APÓSTOLOS OBEDECERAM.
    É este Pai que fortalece o coração dos filhos que se deixam envolver pelo Espírito do Amor que d'Ele flui...

    Tal como os Apóstolos, quem vive no Amor de Deus, confirmado por Jesus, sente segurança, força, confiança... e não tem medo de anunciar e defender aquilo em que acredita, porque o experienta com a vida.

    Só se OBEDECE a quem se Ama, nos Ama e nos faz FELIZES... ainda que para isso tenhamos que sofrer.

    Obrigada Pai por Te teres revelado em Jesus e continuares a dar sinais da Tua presença em tantos irmãos.
    Obrigada Jesus por teres sido e continuar a ser sempre FIEL ao Amor e nos ensinares a entrar nessa onda.. .
    Confio-me a Ti, porque só Tu és de CONFIANÇA!

    ResponderEliminar