Dia 21

Cristãos Perseguidos: Coreia do Norte 


Hea-Woo é uma cristã da Coreia do Norte. Foi presa por fugir para a China e sentenciada a trabalho forçado no campo. Quando eu cheguei ao campo, fiquei chocada com a placa no portão que dizia: “Não tentes escapar, serás morto”. Cada dia no campo era como tortura. Tínhamos que acordar às 5 horas da manhã. Primeiramente os guardas contavam-nos. Recebíamos apenas umas poucas colheres de arroz como pequeno-almoço. Depois tínhamos de trabalhar na terra. Quando terminávamos, havia uma sessão de críticas, em que cada um tinha de explicar o que tinha feito de errado durante o dia e acusar outras pessoas também. Depois de comer algo, tínhamos longas sessões de formação ideológica. Era tão difícil aguentar acordada... Às 22h podíamos, finalmente, ir para a cama. Sempre me senti com medo e sozinha no campo. Orava a Deus para que me ajudasse a sobreviver. Orava para que um dia pudesse contar a minha história nesse campo e a obra de Deus na Coreia do Norte.

Quando as pessoas morriam, os guardas queimavam os corpos e espalhavam as cinzas na rua. Nós caminhávamos naquela rua todos os dias e eu pensava sempre: “um dia os outros prisioneiros andarão sobre mim”. Meditava no salmo 23 todos os dias. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temia nada. Deus confortou-me todos os dias. Deu-me força para ajudar os outros prisioneiros. Eu partilhava a minha comida com os doentes e ajudava a lavar as suas roupas.

Deus deu-me ainda coragem para falar dEle a outros prisioneiros. Cinco pessoas abraçaram a fé e começámos a reunir-nos secretamente nas casas de banho e outros lugares escondidos. Eles estavam à beira da morte e eu consegui levar-lhes uma palavra de Esperança. Todos sobrevivemos no campo porque cuidámos uns dos outros.

Depois de alguns anos no campo, libertaram-me. Quando o portão se abriu, comecei a correr e não parei, nem olhei para trás. Deus ouviu as minhas orações. Ajudou-me a fugir para a Coreia do Sul. Pela primeira vez na minha vida experimentei a liberdade para fazer o que quero, para acreditar e para viver.

7 comentários:

  1. “Eles estavam à beira da morte (…)” “Eles”. Não ela, não a Hea-Woo!
    Esta cristã é mesmo de Cristo!
    Sabe já que está mergulhada numa ressurreição permanente.
    Por isso lhes levou a Esperança, para que “eles” - os que estavam a beira da morte, da desesperança, do desânimo vital, do isolamento solitário - também vivessem! E todos sobreviveram e viveram porque todos cuidaram uns dos outros, porque todos “abraçaram a Fé”…
    Mais um Herodes e mais um Pedro…
    Hea-Woo nem olhou para trás…a confiança foi tal que correu, abalançou-se e fiou-se no Espírito Santo e…libertou-se, com só podia ser como acontece com pessoas assim…

    ResponderEliminar
  2. Quando pomos Amor em tudo o que fazemos somos mais Felizes. Não estou a dizer que só somos felizes mas ganhamos Graça que nos ajuda a SER.
    Quando nos preocupamos com os outros, principalmente com aqueles que precisam, somos mais Fortes. Não estou a dizer que ficamos fortes mas tornamo-nos Maiores porque somos Mais. "Cuidamos uns dos outros."

    Oração
    A importância da Oração na vida de Hea-Woo.
    A Força que lhe dava o Salmo 23...a importância de conhecer/saber este Salmo..

    A Força que ganhamos por conhecer a Palavra. "levar-lhes uma palavra de Esperança"

    Que o Nosso Bom Deus nos continue ajudar a QUERER conhecer cada vez mais a História do Seu Filho tão Bem Amado para que com o contacto com os nossos irmãos nos tornemos cada vez mais parecidos com Ele, Jesus.

    SHALOM

    ResponderEliminar
  3. Meu Deus,.... há gente perante a qual eu só me atreveria a correr para ela abraçando-a mas estando ela em passadeira vermelha. Dizem vocês desse lado: estragaste tudo. Gente desta é de verdades, de Verdade, da Verdade!!!! Passadeiras...!?

    A quem não tiver Fé, ou quem esteja em estado de hibernação, exemplos destes levantam-nos.

    OBRIGADA.

    ResponderEliminar
  4. Que Cristã!!!!!
    Sua força,conhecer a escritura.
    Sua força,servir.
    Sua força,testemunhar Cristo.

    ResponderEliminar
  5. Somos chamados a ser sinal de Esperança, mesmo nas situações mais difíceis.

    São tantos os exemplos que comprovam a força da oração... Este é mais um.
    Só a proximidade com o Pai, a fonte do Amor, nos faz resistir às maiores adversidades e nos alimenta a Esperança.
    Não podemos dar aquilo que não temos... se desesperarmos, enfraquecemos e caímos por terra.

    Por isso nunca nos podemos desligar da fonte que vivifica e fortalece a nossa Fé.
    Deus é Amor e o Amor resiste a tudo.
    Quem vive mergulhado nesse Amor não precisa de ter medo.
    Muitas vezes esquecemos estas coisas e é por isso que perdemos a Esperança.
    Felizmente há gente assim, como a Hea-Woo, que se firma no Pai, confia profundamente n'Ele e a Esperança que lhe inunda o ser, transborda para os outros.

    Meu Papá querido, ensina-me a ser sinal de Esperança para os meus irmãos, para que nenhum se perca na escuridão do desespero.

    ResponderEliminar
  6. Pois é! Esta mulher, que é de Deus não disse:
    -- O problema é teu!
    Em vez de se fechar no seu sofrimento, abraçou o sofrimento dos que estavam ali com ela e trabalhou nele...abrindo espaço à Esperança, recebendo tudo o que precisava...
    Como é infinitamente bonita a voz do Amor, quando é em nós e nós nela!...
    O Amor é o único que nunca morte!
    Essa é a única certeza que preciso hoje. Amanhã? Logo se vê!
    Deus estará lá como sempre esteve

    ResponderEliminar
  7. "As lágrimas “contam histórias” sem palavras"...
    “As lágrimas suplicam a presença de um amigo capaz de acolher a nossa intimidade e fragilidade, sem palavras e abraçar a nossa vida, o nosso medo, a nossa dor”...
    "Cristo chora, assumindo a nossa condição e todas as lágrimas do mundo".
    Que eu saiba abrir bem os olhos, aproximar-me,tocar e chorar a fragilidade dos meus irmãos...

    ResponderEliminar