Dia 23

Cristãos Perseguidos: Irão 


O Irão vive dias conturbados, com manifestações desde o final de 2017, que deixaram mais de 50 mortos e pelo menos 3500 pessoas presas. No meio de tudo isso, dois pastores foram julgados e condenados a 8 anos de prisão, cada, por atentarem “contra a segurança nacional”. Na verdade, Eskandar Rezaei e Soroush Saraei foram detidos por distribuir Bíblias, pregar o Evangelho e liderarem uma igreja caseira. Mas o tribunal iraniano voltou a condená-los. Ambos já tinham sido presos em outras ocasiões, sempre pelo mesmo motivo. Soroush tinha ainda uma acusação adicional de “fraude”, por emitir uma “carta de dispensa” aos membros da sua igreja que não queriam assistir as aulas de estudos islâmicos.

Os dois pastores foram ouvidos numa audiência no tribunal em 28 de dezembro de 2017, na 4ª Divisão do Tribunal Revolucionário de Shiraz. Baseado na lei sharia, que proíbe a prática de qualquer religião além do islamismo, o juiz condenou-os a 7 anos de prisão por “acção contra a segurança nacional” e 1 ano por proselitismo e organização de reuniões não autorizadas na sua casa. Ambos vão apelar das sentenças, mas não têm expectativas de revertê-las.

Eskandar foi preso em julho de 2017 na sua casa, onde várias centenas de Novos Testamentos foram confiscados. Soroush também foi preso em julho, por proselitismo. Ambos pagaram fiança e foram libertados cerca de 3 meses depois. Ambos também já tinham cumprido sentença entre 2012 e 2015, por causa da evangelização. O anúncio da prisão dos pastores ocorre num momento em que os líderes da Revolução Islâmica culpam – sem provas – as manifestações de grupos “blasfemos” que “atacam a essência islâmica” da República.

Apesar das medidas repressivas, o cristianismo está a crescer entre os iranianos.

6 comentários:

  1. A BOA NOTÍCIA TEM que chegar a TODOS!!!

    A BOA NOTÍCIA NÃO pode ser motivo de prisão!

    ResponderEliminar
  2. Queridos amigos Eskandar Rezaei e Soroush Saraei, rezamos por vocês por serem e para serem cristãos convictos. Só a força da PALAVRA dos evangelhos nos liberta e nos conduz a Deus.
    Também rezamos pelos vossos líderes da Revolução Islâmica que vos tiranizam e oprimem.

    ResponderEliminar
  3. Parei diante deste texto e pensei o que queria eu do mundo? Depois, ponderei, não as hipóteses teóricas, mas as possibilidades reais. Então, entre duas realidades, tenho de escolher a melhor. Discernir é decidir como viver e construir , para mim e para os outros. Se é fácil ou difícil, isso não conta.Só sei que violência nunca fará parte do meu estar na vida,nunca assim DEus me ajude e se vier ter comigo, que Deus me ajude a combatê-la com todas as forças pondo-me sempre do lado do mais fraco...SEMPRE, conto contigo JESUS se o mais fraco for eu ...

    ResponderEliminar
  4. Liberdade e Ser Cristão
    Falta de liberdade em poder ser cristão sem ser perseguido
    A liberdade existente no Cristão que não o deixa desistir

    Deus tirou o povo da escravidão para ser um povo livre
    Porque é que o homem não deixa os seus irmãos serem livres?

    Fico feliz por sentir a ligação entre Liberdade e Ser Cristão !
    Que o Nosso Bom Deus nos ajude a saber respeitar uns aos outros.

    Fico muito feliz tambem pela última frase....cada vez mais!

    SHALOM

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente as perseguições no Irão não são de agora. São perseguidos cristãos mas também bahais. Alguns deles vieram para Portugal e fixaram-se em várias cidades do nosso pais.Enquanto viveram lá foram perseguidos de muitas maneiras... Aos que ficaram foi-lhes "pedido" que negassem a sua fé e os que recusaram foram presos...e alguns estão presos há mais de 10 anos...com exceção dos que entretanto morreram... Tive o previlégio de conhecer alguns dos que vieram para o nosso pais e de privar com eles... Que bom seria podermos ouvir o seu testemunho na nossa comunidade!

    ResponderEliminar
  6. Anunciar a Boa (excelente) Notícia de que o AMOR REINA e que somos todos convidados a entrar nesta onda, é ATENTAR CONTRA A SEGURANÇA.

    Pois é!
    É um verdadeiro desafio a abandonar todas as nossas seguranças, todas as nossas certezas e comodidades.
    É um convite a desinstalarmo-nos, a dar de nós, a servir e a Amar sem limites, tal como o Pai.

    Nem todos nós estamos dispostos a abdicar de nós. Resistimos porque não confiamos, não acreditamos realmente que "Deus dará"... Temos medo do que não conhecemos porque não podemos controlar.
    Há muitos que se sentem ameaçados por aqueles que se entregam ao Amor do Pai e agem, na maior parte das vezes, mal.
    É que o Amor incomoda o mal e ele faz das suas.

    Admiro aqueles que não têm medo das consequências de Amar, que assumem e defendem, com coragem, todas as suas convicções e a sua Fé em Jesus.

    Agradeço a todos os que se entregam, todos os dias, ao serviço do Amor, por maiores que sejam as dificuldades, pois são uma motivação para mim... Obrigada!

    Meu amado Jesus, fortalece o meu coração, vive em mim e transforma-me.

    ResponderEliminar